A L E X A N D R E  V I E R O  é mestrando no programa de Arquitetura do consorcio UNIRITTER/MACKENZIE (2015), é Arquiteto e urbanista graduado pela UNISINOS (2005). Também é Especialista em Desenho mobiliário e interiores pelo consorcio UCS/UNIVERSITA DI PORDENONE – Brasil e Itália (2007). Atua como Diretor da VIERO arquitetura e design desde 2005, onde desenvolve projetos residenciais e comerciais para clientes privados. No setor institucional colaborou como Conselheiro técnico no Caderno CASA & CIA, do jornal ZERO HORA (2011/2012) e como Curador arquitetônico para a CASA COR RS (2014).  Participa como expositor desde 2009 na Mostra CASA COR RS.  Em 2014 recebeu o Prêmio CASA COR RS / Hunter Douglas, como destaque. Na área acadêmica ministra os cursos de extensão universitária Interiores Contemporâneos: Arquitetura e design, sediados na ESPM sul e no UNILASSALE. Também é membro do grupo de pesquisa Habitar Moderno e Contemporâneo, liderado pela Prof. Dra. Marta Silveira Peixoto, no UNIRITTER LAUREATE.

V I E R O  A R Q U I T E T U R A está centrada no segmento de arquitetura para áreas residenciais e corporativas e acredita na diferenciação de um projeto arquitetônico vinculado ao design. A VIERO arquitetura trabalha com o espaço da arquitetura e suas relações com o habitar, interpretando esse espaço a partir de sua realidade interna, que é a dimensão mais próxima do usuário: o habitante do lugar. Tão importante quanto à forma externa e as relações urbanísticas é a forma interna da arquitetura. Os projetos da VIERO arquitetura são baseados em situações e soluções personalizadas, na pesquisa de materiais, na otimização de custos e na tecnologia, tornando cada trabalho exclusivo, arrojado e dinâmico.

Ao longo dos anos o escritório desenvolveu parcerias de trabalho e relacionamento profissional com o estúdio italiano MODO interni - Itália (desde 2007), com o escritório SILVIA BENEDETTI arquitetos associados (desde 2003), com o arquiteta e designer Dra. CAROLINA BUSTOS RAFFAINER (desde 2005) e com a MAENA design conecta (desde 2010), como forma de atualização constante e colaboração mútua para as diversas demandas arquitetônicas.